Borborema, de Leticia Godoy


Borborema, de Leticia Godoy, nos trás dividida em três partes a história de Annabel, uma advogada que leva a vida da forma que pode mantendo seu passado muito bem guardado em seu coração fechado. Isso, até receber um telefonema que fará com que ela retorne até Borborema, a fazenda onde cresceu e deixou toda a sua família, a quem ela não vê há muitos anos.
Quando Annabel retorna, ela sente o receio de que sua família a odeie pelo tempo que ficou distante morando na cidade grande sem dar notícias. Mas quando chega lá, vê que nem tudo está perdido, pelo menos não em relação a isso. O problema real, é que como seu pai veio adoecer, seus irmãos vieram a administrar a fazendo, e com isso descobriram que Borborema está entrando em falência, e sua família precisa de sua ajuda para descobrir uma forma de recuperá-la antes que tudo esteja perdido.
Entre revelações do passado onde Annabel descobre verdades sobre um casamento arranjado com Ricardo, do qual ela fugiu e atritos entre ela e seu pai e seus irmãos, Annabel se aproxima de Lisandro, um peão por quem ela acaba caindo de amores após tanta implicância e encontros em uma cabana na beira do rio.  
Prestes a voltar para cidade grande, Annabel resolve fazer uma pequena visita ao senhor que seu pai tanto deve milhões, seu Gregório, pai de Ricardo. Mas ao voltar para a fazenda de sua família, Annabel se distrai em seus pensamentos de como fazer para pagar o montante de divida, e em um trecho da estrada sofre um grave acidente, o qual implica em uma estadia muito maior de Annabel por aquelas terras.
Em sua estadia nada curta no hospital, seu relacionamento com Ricardo se estreita, já que ele é o médico, e aos poucos ele ajuda que Annabel se recupere 100%. No entanto, enquanto se recupera, Annabel não deixa de pensar em algumas coisas que Gregório lhe disse antes de seu acidente, e faz de tudo para descobrir uma forma de virar o feitiço contra o feiticeiro.
Com uma escrita leve, porém intensa e muito bem detalhada, de uma forma que faz com que você sinta a brisa, a chuva ou o sol da cena, Leticia nos presenteia com Borborema. Um romance com mais reviravoltas do que se pode imaginar, e a história de alguém que reaprendeu a amar, de alguém que aprendeu a perdoar, e alguém que aprendeu a ser humano.
É nesse ritmo de amor e intrigas que Borborema passa a mensagem de que se você não se permitir, você não irá além. E nesse “ir além”, você pode estar deixando uma vida inteira passar, e não só um amor, uma amizade ou algo do gênero. Borborema pode ser só uma fazenda, mas o que ela representa, vai além disso, é a união, é a solenidade, é a família, é o amor, ela representa simplesmente tudo.


Comentários

  1. Que resenha mais sensível! Muito obrigada, Darinha! E obrigada também ao blog por conceder esse espaço para mim e para o meu livro. Fico imensamente feliz em saber que a escrita agradou. De coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, Lê! Você presenteou aos seus leitores com essa leitura maravilhosa, é simplesmente sen-sa-ci-o-nal!

      Excluir
  2. Livro incrível! Senti muito prazer ao lê-lo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senti o mesmo, Cap. Leonardo! O livro nos trás muitos sentimentos bons, e nos faz pensar muito. Adoro livros que nos fazem refletir e ao mesmo tempo nos brinda com uma história tão rica.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas